Construarte é a primeira empresa a aderir ao projeto Selo Amigo da Cultura de Gramado

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, lançou a campanha Selo Amigo da Cultura de Gramado. A Construarte Engenharia & Construção, empresa gaúcha, com 50 anos de fundação e atuando na Serra há mais de 15 anos com obras concluídas e em andamento em Gramado, foi a primeira a aderir ao chamado. O contrato de doação foi assinado na tarde desta quarta-feira, 24, pelo diretor executivo da empresa Leandro Kunst e pelo secretário de Cultura da cidade, Ricardo Bertolucci Reginato. O projeto busca angariar empresas parceiras e arrecadar recursos para aplicação direta no Fundo Municipal de Cultura, utilizado para fomentar e estimular a produção artístico-cultural no município de Gramado.

A adesão da Construarte ao projeto foi imediata. "Acreditamos que pela cultura transformamos e construímos um mundo melhor. Gramado tem a cultura no DNA e somos comprometidos com iniciativas que promovam, fomentem e socorram o setor, grande responsável pelo crescimento e reconhecimento de Gramado nacional e internacionalmente, através de seus eventos", destaca Kunst.

A cidade que tem como vocação o turismo com base na cultura, no entretenimento e nos negócios sofre duramente as consequências da crise do setor. Eventos e shows cancelados, suspensos ou adiados afetam toda a cadeia econômica da cidade e prejudicam a renda não só dos elencos que atuam diretamente no setor, mas das  empresas e trabalhadores de todo o município. 

"A cultura até poderia sobreviver sem o turismo, mas o turismo não sobrevive sem a cultura, sobretudo em Gramado. Saber que há empresas como a Construarte dispostas a investir e entender a cultura como agente de transformação social, intelectual e educacional é muito importante pra gente. Dá um alento saber que tem gente que acredita nos nossos artistas e nos agentes culturais. Temos certeza de que a Construarte cumpriu um papel importante sendo a primeira doadora do projeto e temos certeza de que a partir deste ato teremos outras empresas dispostas a entender a cultura como um fator essencial", avalia o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Reginato. 

Em 2021, a Construarte Engenharia & Construção completa 50 anos e atualmente ocupa a 30ª posição do Ranking Intec, que elenca as 100 maiores construtoras do Brasil. 

img